quinta-feira, 8 de junho de 2017

Interface

O SketchUp é um programa com duas vantagens, além de ser um software mais fácil de usar, ele também apresenta uma interface comum e fácil de utilizar. Podemos dizer que a interface do programa acaba por nos lembrar da interface de programa para de design e edição, como por exemplo, o Photoshop.
Essas são algumas das ferramentas básicas do SKETCHUP:

      Caixa de medidas:

A ferramenta Caixa de Medidas é muito importante e útil, ela fica na parte inferior direita da área de trabalho do Sketchup. Nela você digitará todas as medidas quando estiver trabalhando com as ferramentas tanto básicas quando avançadas. Ela também mostra automaticamente às medidas de uma distância a outra quando algum componente está sendo movido ou modificado. Você digitará a o valor da medida quando quiser um tamanho exato do componente que estiver criando com alguma das ferramentas do programa.
Por exemplo, a ferramenta LINHA, você clica na ferramenta em seguida clica na área de trabalho no local desejado e move o cursor na direção do eixo que você queira fazer a linha e digite a medida que será a linha e o valor aparecerá na caixa de medidas. Digite ENTER e está pronta sua primeira linha. Você poderá prosseguir assim com basicamente todas as ferramentas.
Se você quiser um retângulo, clique na ferramenta RETÂNGULO, clique na área de trabalho e digite o tamanho do retângulo ou quadrado que queira fazer. Se você quer um quadrado de 1 m x 1 m, digite 1;1 que o programa entenderá o ponto-e-vírgula como duas medidas distintas. Se você quiser uma medida “quebrada” digite, por exemplo, 1,2; 1,6 e você terá um quadrado com essas medidas.
A segunda ferramenta muito importante que temos no SU são os EIXOS. Esses eixos estão presentes em todos os programas 3D e correspondem aos eixos do mundo real e servem para você se localizar dentro do programa e para não ficar criando componentes sem nenhuma coordenada e se perder. Os EIXOS têm três linhas, uma vermelha, uma verde e uma azul. Elas correspondem aos eixos x, y e z respectivamente. A linha vermelha simboliza o eixo X o qual você move e modifica para esquerda e direita, a linha verde corresponde ao eixo Y e você move e modifica para frente e para trás e o a linha azul representa o eixo Z, que você move e modifica para cima e para baixo. Os eixos estão em linha sólida até determinado ponto onde se encontram (ali na parte de baixo da mulher modelinho do SU). Ali é o ponto zero da escala de positivo e negativo. Abaixo disso, perceba que a linha se torna pontilhada. Ali começa a escala abaixo de zero. Evite modelar abaixo dessa linha porque costuma ter problemas.

      Ferramentas básicas.
As ferramentas do Skecthup são separadas em grupos. Nessa primeira página vêm habilitados os grupos:

GRUPO DESENHO
No grupo DESENHO, temos as ferramentas:

LINHA – Com o ícone do lápis, onde podemos desenhar linhas em qualquer sentido e de qualquer tamanho.

RETÂNGULO – Com o ícone de um quadradinho. Podemos fazer formas retangulares e quadradas em qualquer sentido e qualquer tamanho. Pode-se gerar formas retangulares primárias para modelar mais complexamente depois.

CÍRCULO – Com o ícone de um círculo. Faz círculos em qualquer sentido e tamanho.

ARCO – Com o ícone de uma linha arqueada, faz arcos em diversos ângulos e tamanhos.

GRUPO PRINCIPAL
O Segundo grupo é o PRINCIPAL, nele temos as ferramentas:

SELECIONAR – Apesar de ser o primeiro ícone na lista de menus, a ferramenta selecionar faz parte do grupo de principais. ela tem basicamente a mesma função da seta do mouse em uso geral, como selecionar determinado objeto ou desfazer seleção clicando em uma área fora do desenho modelado.

CRIAR COMPONENTE – Usada para criar componentes, ou seja, transforma vários componentes da sua cena previamente selecionados em apenas um componente que pode ser editado posteriormente.

BORRACHA – Tem exatamente a função que o nome determina. Ela apaga linhas ou exclui entidades. A Borracha também pode ser usada para ocultar e suavizar arestas.

FITA MÉTRICA – A ferramenta Fita métrica é usada principalmente para medir distâncias entre dois pontos. Para utilizar a fita métrica corretamente, selecione a ferramenta fita métrica e o cursor se transformará no ícone da fita métrica. Clique no ponto inicial de sua medida mova o cursor em direção ao ponto final que deseja medir, aparecerá à distância entre os pontos que foram medidos.

PINTURA – A ferramenta Pintura serve para pintar os componentes com os materiais que você escolher. Para utilizar a ferramenta pintura, selecione-a e o seu cursor se transformará no baldinho de tinta do ícone. Selecione um material na janela de materiais ou usando o seletor de materiais da janela materiais. (A janela flutuante de materiais está no menu JANELA-MATERIAIS, mas vamos ver sobre texturização em outro tutorial mais completo).

GRUPO MODIFICAÇÃO

O terceiro grupo de ferramentas é o grupo MODIFICAÇÃO. Na janela inicial básica, ele vem com as seguintes ferramentas:

EMPURRAR / PUXAR – A ferramenta Empurrar/Puxar é usada para expandir ou retrair o volume da geometria de seus modelos. Para utilizar esta ferramenta, selecione-a e o cursor se transformará no ícone EMPURRAR/PUXAR, em seguida clique na face que você deseja expandir ou retrair e mova o cursor para criar ou diminuir o volume. Você pode puxar apenas um pouquinho de digitar à medida que quer expandir ou retrair de sua face na caixa de medidas.

MOVER – De extrema importância na criação de cenas, a ferramenta MOVER, como o próprio nome diz, move os objetos aleatoriamente ou com precisão pela cena. Para movimentos aleatórios basta selecionar a ferramenta MOVER e direcionar o objeto em qualquer parte da cena ou para mover com precisão, você pode especificar um novo comprimento de deslocamento durante ou imediatamente após uma operação de deslocamento. Para digitar um valor de deslocamento durante uma operação de deslocamento, você deve selecionar a ferramenta de seleção (a setinha preta) e selecionar os componentes que quer mover. Em seguida selecione a ferramenta MOVER e a setinha se transformará no ícone da ferramenta (praticamente em todas as ferramentas o cursor se transformará no ícone da ferramenta selecionada), clique uma vez para selecionar o ponto inicial da operação de deslocamento, depois mova o seu cursor para começar a mover os componentes na direção desejada. Os componentes selecionados seguirão o cursor conforme você mover o seu mouse. Além disso, uma linha de inferência aparecerá entre os pontos inicial e final do deslocamento e a distância percorrida pelo deslocamento será exibida dinamicamente na caixa das ferramentas Medidas. Digite o valor de deslocamento positivo ou negativo (por exemplo, 50 m ou -30m) na caixa da ferramenta Medidas. Tecle ENTER e pronto. Seu objeto está onde você desejar com a medida exata.

ROTAR – A ferramenta ROTAR é usado para rotar, alongar, distorcer ou copiar entidades ao longo de um caminho arredondado. Você pode girar uma geometria em três diferentes planos de um ambiente tridimensional (3D). Para rotar uma geometria usando a ferramenta Rotar, selecione a ferramenta ROTA, clique no objeto que deseja rotacionar, em seguida mova o cursor circularmente até que esteja no ponto inicial da rotação.

EQUIDISTÂNCIA – Esta ferramenta é usada para criar cópias de linhas e faces que estejam a uma distância uniforme das entidades originais. Você pode fazer que as arestas das faces fossem equidistantes tanto dentro como fora da face original. A ação de aplicar o efeito de equidistância a uma face sempre terá como resultado a criação de uma nova face. Assim como as demais ferramentas do SU, você pode digitar na caixa de medidas a distância precisa que deseja suas linhas ou faces. Para isso, clique na face ou aresta que queira duplicar, em seguida clique na ferramenta EQUIDISTÂNCIA, clique na face selecionada e mova o cursor para dentro ou para fora, de um clique ou apenas largue o mouse e digite a distância que você deseja entre as linhas e aperte ENTER. As linhas estarão nas distâncias exatas que você deseja.

O quarto grupo de ferramentas básicas do SU, é o grupo CÂMERA.

Neste grupo estão as ferramentas para movimentar a visualização da sua cena. Ou seja, eles têm basicamente a função de uma câmera mesmo e servem para enquadrar sua cena na visualização que você deseja. Esse grupo é formado pelas ferramentas:

ORBITAR – A ferramenta ORBITAR é usado quando você quer rotacionar à câmera ao redor do modelo ou da cena. Também é útil quando você deseja visualizar a geometria de fora. Para orbitar usando a ferramenta, selecione-a e mova o cursor em qualquer direção para rotacionar sua cena.

PANORÂMICA – A ferramenta PANORÂMICA é usada para mover a câmera, que na verdade é o seu campo de visão para direita e esquerda, para cima e para baixo. Para utilizar esta ferramenta, selecione-a e clique com o mouse na cena. Com o mouse clicado mova na direção que você deseja.

ZOOM – A ferramenta zoom é utilizada para aumentar ou diminuir seu campo de visão da cena. Para utilizar a ferramenta ZOOM clique no ícone da ferramenta, clique e mantenha o mouse clicado em qualquer ponto da área de desenho e mova o mouse para cima e para baixo para aumentar e diminuir o campo de visão.


MODELO CENTRALIZADO – A ferramenta MODELO CENTRALIZADO, é usada geralmente, quando o modelo desaparece da tela ou quando sua visualização fica confusa. Para utilizá-la clique no ícone da ferramenta e o modelo ficará centralizado na tela.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário